1 de julho de 2020
Filmes
Conheça o primeiro grande estúdio de animação do Japão, criado por animadores negros

Para quem acompanha o mundo dos animes, precisa conhecer o D’ART Shtajio, este é o primeiro grande estúdio de animação 2D no Japão, criado por animadores negros. Acredite ou não, se você ainda não viu nada produzido por eles, com certeza vai ver.

Localizado em Tóquio, a empresa já tem quatro anos de existência, e foi criada pelos irmãos gêmeos Darnell e Arthell Isom, ambos negros, junto com o animador Henry Thurlow, os três já são veteranos da indústria de animação. O estúdio tem como objetivo fundir a cultura americana com a sensibilidade dos traços japoneses, e com essa proposta já produziram animes grandes e famosos.

Em sua página oficial, o estúdio afirma que preenche a lacuna entre as ideologias orientais e ocidentais para criar uma animação verdadeiramente única e vibrante. Porém, não se identificam como um estúdio de animação, e explicam que, a D’ART não busca resultados lineares, nem estão interessados em fornecer serviços de animação sem uma convicção personalizada em relação a cada projeto. O foco da empresa é ser criativo e inovador. Também acreditam que tem responsabilidade de cumprir um padrão artístico que possa capacitar novas gerações de artistas e criadores.


Arthell Isom, CEO, D’Art Shtajio em Tóquio. Crédito da foto: Ben Gonzalez

Com toda a visibilidade e sucesso que tem recebido nos últimos meses, Arthell Isom declarou em uma entrevista à SyFy Wire que: “O melhor é estarmos aqui, os criadores de Black nos procuram. É uma ótima oportunidade de trabalhar com eles. Já trabalhamos com alguns criadores independentes de mangá com projetos como Tephlon Funk e XOGENASYS ; temos a oportunidade de contar mais histórias negras. São os contadores de histórias que querem ver sua história adaptada à forma de anime”.


Reprodução:dartshtajio

Apesar do D’ART já ter trabalhado com diversos projetos de animes de alto nível, isso não os impediu de criar suas próprias animações e produções internas, que os tornou um destaque no mercado de animações 2D, unindo as culturas ocidentais e orientais de forma única, inovadora e harmônica.

Além de trabalhar em projetos de grandes animes, incluindo diversos projetos ocidentais, o D’ART Shtajio lançou várias produções internas, que destacam sua infusão exclusiva da cultura ocidental e oriental, entregando um resultado com níveis de excelência. Entre esses projetos, se destaca o anime Sturgill Simpson Presents Sound and Fury, que se tornou uma coletânea da Netflix, você pode assistir clicando aqui, e foi ambientada no álbum SOUND & FURY de Sturgill Simpson, você pode conferir um dos clipes no Youtube.


Reprodução: dartshtajio

Outro trabalho de destaque, é o anime Tephlon Funk, série criada por Stephane Metayer. Conta sobre uma jovem de Queensbridge cuja vida fica de cabeça para baixo. Fortemente inspiradas no Hip Hop e no Anime, as palavras “Tephlon Funk” significam ser fortes e se destacar. Stephane queria criar uma história autêntica que se passa na cidade de Nova York.
Você pode acompanhar os projetos da empresa no site oficial deles, e nas redes sociais.

Publicado por



Posts Relacionados